Tem bom fluxo de clientes no restaurante, porém não consegue aproveitar este fluxo em termos de receita?
Bom, é necessário atrair clientes para sustentar seu restaurante, porém é preciso que os clientes gerem um ticket médio (valor R$ consumido por pessoa) que rentabilize seu restaurante.
Porque você preciso de um negócio lucrativo.
Por isso, descubra agora os fatores que prejudicam a rentabilidade do seu restaurante:
FATOR 1: PÚBLICO ERRADO
Você pode atrair um público com poder aquisitivo abaixo do que você gostaria e, portanto, é mais difícil aumentar seu ticket médio.
Se este for o seu caso, você terá que reavaliar o posicionamento do seu restaurante e direcionar a comunicação para o perfil de público desejado.
FATOR 2: FALTA DE MAIOR VALOR AGREGADO
Você pode ter o público correto, mas se o seu restaurante não possui valor agregado que justifique o preço cobrado não terá o aumento do ticket médio desejado.
Portanto, você precisa gerar a percepção de valor adequada para o valor cobrado.
Mas você sabe o que “agrega valor”para o seu público?
Porque é necessário entregar o que é importante para o seu cliente, o que ele deseja e valoriza receber enquanto consumidor.
Por este motivo, no curso de marketing para restaurante você descobre como criar e aplicar pesquisa de satisfação ao cliente.
É através da pesquisa que avalia-se a percepção do cliente sobre o restaurante e a partir daí são tomadas decisões assertivas e estratégicas para gerar mais lucro.
FATOR 3: EQUIPE COM FALTA DE PREPARO
Veja o que acontece quando uma equipe está despreparada para abordagem de venda:
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Perde o foco da venda consultiva, ou seja, a venda que interage com o cliente e entende suas necessidades;
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Prejudica a satisfação do cliente e a hospitalidade, porque não oferece produtos/serviços do restaurante adequados ao perfil do cliente;
Assim, é preciso preparar sua equipe de garçons para o salão.
Quem nota a importância de servir, sabe que a má recepção no salão tem o poder de colocar para baixo a comida perfeita, enquanto o bom atendimento é capaz de abrir caminhos para a famigerada experiência perfeita. A tarefa não é das mais fáceis. Lida com emoções e expectativas. Algo que nem todo cliente gosta de entregar tão fácil assim. Ele quer mesmo é ser conquistado e saber que todas as suas vontades serão compreendidas logo quando se aproxima do bar, lanchonete ou restaurante.
Fonte: folhape.com.br
É muito importante ter um bom atendimento para aumentar suas vendas no salão do seu restaurante.
Mas, de que forma isto é feito?
Leia abaixo alguns aspectos que precisam ser implementados (os quais ensinamos detalhadamente no curso on line de marketing para Restaurante) :
1 – Aspecto Visual:
Perfil e postura do atendente coerente com o posicionamento do restaurante, assim como o material de merchandising para divulgar produtos específicos auxiliando a venda, além de sinalizações internas e externas, como fachada.
2 – Abordagem ao cliente:
O que falar, Como falar, Em que momento falar e com qual objetivo.
O garçom precisa ter pleno conhecimento e técnica dos itens do cardápio.
“Dominar” o cardápio permite o garçom conduzir a “Experiência de Consumo do Cliente” no salão do seu Restaurante.
Além disso, ter um script de venda definido conforme a estratégia de venda.
3 – Relacionamento com o Cliente:
A forma como seus garçons se relacionam com o cliente (ou não se relacionam) é determinante para um cliente frequentar (ou não) o seu restaurante.
Porque a hospitalidade é essencial no serviço hoteleiro.
Logo, faz parte da estratégia de marketing definir/padronizar como será o relacionamento com o cliente dentro do salão do restaurante.
Assim, promova e padronize um diálogo cordial e profissional entre o garçom e o cliente.
Então, se você quer aumentar as vendas do salão do seu restaurante, tornar seu garçom um vendedor, realizar pesquisas de satisfação automatizadas, avaliar seu público e dominar muitas outras técnicas, conheça nosso curso completo de marketing para restaurante, clicando aqui.
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abraços, Fábio e Marina Nascimento
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