Vou te contar a história de uma lanchonete, com apenas 18metros quadrados, que fazia tanto sucesso que não dava pra comprá-la nem por 1milhão de dólares.

Porque essa pequena (e lucrativa) lanchonete, na década de 60, já aplicava uma estratégia PODEROSA para vender e lucrar muito.

 

Foto: Banco de Dados Pinterest

 

Por isso, presta muita atenção na história que você vai ler agora e na estratégia aplicada.

 

A “Nedick’s” era uma lanchonete de cachorro-quente onde o lucro era tão alto que conseguia pagar o aluguel do metro quadrado mais caro da cidade de Nova York, no ponto mais movimentado de Manhattan.

 

Vale acrescentar que a pequena lanchonete dividia o espaço com os prédios mais caros que existiam na época.

 

Já que localizava-se na Times Square, esquina da Thirty Street com a Broadway, onde passavam diariamente 300 mil pessoas.

 

Sendo que, pelo menos 8 mil pessoas, acabavam entrando na Nedick’s. Onde a mesma, ostentava o títuto de “Hot Dog Favorito da cidade de Nova York”

 

Foto: http://loop48.com 

 

O movimento era excelente e o faturamento anual era de aproximadamente 3 milhões de dólares nos dias atuais.

 

Isso, vendendo somente cachorro-quente e suco de laranja por centavos.

 

A Nedick’s sabia que tinha um ticket médio baixo.

 

Logo, a estratégia era compensar na QUANTIDADE, vendendo MUITO cachorro-quente e suco de laranja.

 

estratégia da Nedick’s era muito bem desenhada!

 

E isso fez toda a diferença.

 

Para começar, o ambiente foi elaborado de acordo com o perfil do consumidor (o qual estava precisamente definido!)

 

Como a estratégia era ter alta rotatividade e venda do produto, as pessoas tinham que entrar e sair da lanchonete em menos de 4minutos.

 

Ou seja, o tempo de entrega do pedido era inferior a 4 minutos.

 

 

Caso contrário, o cliente se tornava caro, as filas ficavam grandes, as pessoas se irritavam com a espera e por consequência eles perdiam dinheiro.

 

Para ter agilidade no atendimento, não haviam bancos para consumo local e também para esperar a entrega do produto.

 

Tudo era planejado para fazer “girar” a venda do lanche de forma rápida.

 

 

O cardápio, não era alterado, nada se tirava, muito menos acrescentava-se algo.

 

Certa vez um executivo da empresa sugeriu incluir salada de frutas no cardápio. Mas o gerente calculou que as pessoas levariam 15 minutos para comer e não aprovou.


 O cafezinho também foi cortado do menu porque consumia “tempo demais”.

 

Assim ele vendia absurdos 5 mil cachorros-quentes por dia.

 

Conseguia pagar com sobra os 95 mil dólares para sustentar aluguel e despesas do pequeno ponto que comportava 32 clientes por vez em 18 metros quadrados.

 

E sabe qual foi o maior segredo da Nedick’s?

 

Oferecer o essencial com excelência. 


A loja dele sabia vender cachorro-quente, e foi no cachorro quente que ele focou as energias da empresa.

 

A Nedick’s OTIMIZOU e MELHOROU o ATENDIMENTO para vender mais cachorro-quente.

 

Entendeu que ABRIR DEMAIS o CARDÁPIO só faria o negócio perder o foco.



 Muitos subestimam essa ideia.

 

E esse é o erro de muitos donos de restaurantes

 

Achar que o seu sucesso depende de oferecer muitos produtos, atender vários tipos de consumidores.

 

Quando, na verdade, o que você tem que fazer é focar no posicionamento do seu negóciodefinir o produto chave e o perfil de consumidor que você quer atingir!

 

E sabe por que eu estamos te falando isso?

 

Porque você pode perder muito dinheiro se não estruturar a estratégia do seu negócio, tornando a sua operação cara até o ponto de ficar inviável.

 

Você tem que DEFINIR UM POSICIONAMENTO para conseguir OTIMIZAR a VENDA, DIVULGAÇÃO e ATENDIMENTO do seu restaurante.

 

 

E este é o segredo.

 

Se isto faz sentido pra você, queremos que conheça nosso curso de marketing para restaurante on line que te dá as ferramentas que tratamos neste texto. (Clique aqui: Curso On Line de Marketing para Restaurante)

 

 

Até a próxima e um grande abraço,


Fábio e Marina Nascimento

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