Algoritmo do Instagram: o que é e como influencia o sucesso do perfil do seu restaurante dentro da plataforma

O algoritmo do Instagram é responsável pelo alcance e engajamento do seu perfil.

Ou seja, é o algoritmo que faz com que a sua conta do Instagram seja vista por mais, ou menos pessoas.

E é essa mesma inteligência artificial que faz com que seu perfil tenha um maior, ou menor número de pessoas envolvidas com sua mensagem.

Devido a isso, é importante entender como o algoritmo do Instagram funciona para o perfil do seu restaurante ter mais resultado na plataforma.

Logo, você precisa conhecer os critérios de rankeamento de conteúdos do Instagram.

Vou explicar esses critérios do algoritmo de forma separada, mas entenda que eles também estão relacionados.

Então, vamos agora conhecer os critérios do algoritmo para melhorar o instagram do seu restaurante.

Critério 1: Interesses ou Engajamento

O primeiro critério mapeado pelo algoritmo do instagram que vamos falar é o: Engajamento.

O algoritmo do Instagram mapeia os temas que você curte, comenta, arquiva, compartilha, as hashtags utilizadas e as pesquisa realizadas.

Conforme o seu comportamento dentro da rede são traçados os temas de interesse do seu perfil.

Depois desse mapeamento, o Instagram te direciona conteúdos que possam ser interessantes para você, baseado nas suas ações dentro da plataforma.

Stories do Perfil @marketingpara_restaurante

Assim, o Instagram considera mostrar as postagens para pessoas que tem  probabilidade maior de se envolver (engajar) com aquele conteúdo publicado.

Então, se você costuma interagir com conteúdos de restaurantes, por exemplo, o algoritmo faz a leitura de que deve mostrar prioritariamente conteúdos de restaurantes pra você.

E porque o instagram faz isso?

Porque a plataforma entende que quanto mais conteúdos do seu interesse ele te mostrar, mais tempo você ficará navegando no Instagram.

Com isso, mais anúncios você vai visualizar e maior será a rentabilidade do Insta, afinal a plataforma é uma mídia social.

O Instagram satisfaz o usuário mostrando os assuntos de sua preferência, ao mesmo tempo veicula os anúncios patrocinados. 

Critério 2: Cronologia ou Temporalidade

O segundo critério mapeado pelo algoritmo do instagram é a Cronologia.

O Instagram prioriza as postagens publicadas recentemente e que tenha um engajamento maior, nas primeiras horas, principalmente nos 10 primeiros minutos da postagem.

O algoritmo quer conteúdo novo, dinâmico e que gere engajamento.

Então, quando você posta e as pessoas se envolvem logo com aquele conteúdo, o instagram mostra sua publicação para mais usuários diferentes e por mais tempo.

Porque ele entende que aquele conteúdo é recente e relevante para a sua audiência.

Critério 3: Relacionamento

O terceiro critério do algoritmo do instagram é o Relacionamento.

O algoritmo está “de olho” com quem seu perfil se relaciona na rede.

Por isso, o Instagram  mapeia quem são os seus perfis preferidos, as pessoas com quem você mais interage na rede como envio de mensagens diretas, marcação, comentários e stories respondidos.

A partir daí, o Instagram vai priorizar mostrar os posts dos perfis que possuem maior interação e relacionamento com seus seguidores.

O Instagram também usa informações do Facebook para o seu algoritmo ter mais informações sobre seus gostos , preferências e relacionamentos.

Tudo isso, para deixar o Instagram mais interessante e te prender mais tempo na rede.

DICAS DE COMO AUMENTAR A VISIBILIDADE DO INSTAGRAM PARA RESTAURANTE

Tenha um calendário editorial para o seu restaurante.

Dessa forma você defini os temas, formatos das postagens e agenda suas publicações.

Você consegue planejar todo o conteúdo que será postado e mantém a frequência dessas postagens.

Em contrapartida, ganha a fidelização das pessoas que te acompanham no instagram e você passar a medir com mais eficiência seus resultados.

Quando seu perfil comercial tem uma frequência de postagem você descobre qual o melhor dia e horário para postar.

Por exemplo, você pode postar de segunda a sexta, alternando os horários, assim, no final do mês você conseguirá analisar qual foi o dia e horário que gerou maior engajamento na sua postagem.

Essas informações vão melhorar muito a sua estratégia.

Outra questão muito importante é evitar editar a sua publicação dentro das primeiras 24hs.

Não há nada comprovado, mas já percebemos que o engajamento do Instagram cai quando editamos as publicações em menos de 24hs.

Então antes de publicar revise o texto, confira tudo e publique certinho para que não tenha que editar o post nas primeiras 24hs após a postagem.

Pra finalizar, indicamos que você sempre execute as ações de marketing de conteúdo citadas acima, aliadas ao impulsionamento de anúncios.

Pois, o marketing de conteúdo gera retorno a longo prazo, é a base do seu marketing para restaurante, porém são os anúncios que vão te proporcionar retorno a curto prazo.

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