Saber o que seu cliente pensa e deseja é fundamental para ter uma estratégia de marketing consistente e aumentar o seu faturamento.
Porque ao considerar a opinião do cliente na tomada de decisão você entrega mais valor ao seu consumidor.
É importante saber que público-alvo é um grupo genérico de pessoas com algumas características similares.
Porém, dentro deste grupo existem diferentes perfis de clientes com necessidades particulares.
Assim, cada cliente tem um sua forma de vê o mundo e de analisar (mesmo que de maneira inconsciente) os aspectos que formam o seu restaurante.
Vamos a um exemplo rápido:
Você tem um bistrô que oferece almoço executivo e quer atingir pessoas que trabalham fora e não tem tempo de almoçar em casa.
Dentro deste público-alvo temos uma infinidade de necessidades diferentes.
Porque existem o vegetariano, o fitness e também o público que não se importam tanto assim com as calorias e valoriza comidas “não tão lights” 🙂
Você até pode oferecer TUDO para TODOS. Porém, seu restaurante não terá uma IDENTIDADE.
E, porque isso é importante?
Porque quando você não é único, facilmente é substituído pela concorrência.
VOCÊ tem que se DIFERENCIAR, mesmo que não seja somente pela comida:
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trabalhe o ambiente: decoração , música…
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reveja seu atendimento
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faça ações diferenciadas e sazonais
IMPORTANTE: é preciso se adaptar à algumas necessidades de mercado sem perder o posicionamento do seu restaurante.
Por exemplo, você pode ter uma churrascaria e oferecer 1 ou 2 itens mais leves, como salada, como uma opção para quem não come carne.
O objetivo neste caso é oferecer alternativas para o acompanhante de amante de carnes.
Isso não te faz um restaurante vegetariano.
Entende a diferença?
É fundamental também observar que:
os aspectos emocionais, gerados, por exemplo, pelo atendimento ou ambiente, fazem com que os clientes reajam a estes estímulos positiva ou negativamente.
Assim, os estímulos positivos reforçam a ligação entre o cliente e o restaurante.
Já os estímulos negativos, afetam a experiência de consumo!
Fazem com que o cliente não retorne ao restaurante e, numa situação pior, ainda fale mal para outras pessoas.
Inclusive, já vimos clientes reclamando restaurante
(e até deixando de frequentá-lo)
porque o mesmo não oferecia banheiro masculino e feminino.
Por isso, entender o seu cliente, o que ele deseja e como ele se sente no seu restaurante é fundamental para o seu resultado.
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Se você deseja saber mais sobre o assunto, deixe sua opinião aqui nos comentários, pois é de extrema importância para nós.
abraços, Fábio e Marina Nascimento
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