Saber o que seu cliente pensa e deseja é fundamental para ter uma estratégia de marketing consistente e aumentar o seu faturamento.

Porque ao considerar a opinião do cliente na tomada de decisão você entrega mais valor ao seu consumidor.

 

É importante saber que público-alvo é um grupo genérico de pessoas com algumas características similares.

Porém, dentro deste grupo existem diferentes perfis de clientes com necessidades particulares.

Assim, cada cliente tem um sua forma de vê o mundo e de analisar (mesmo que de maneira inconsciente) os aspectos que formam o seu restaurante.

 

Vamos a um exemplo rápido:

Você tem um bistrô que oferece almoço executivo e quer atingir pessoas que trabalham fora e não tem tempo de almoçar em casa.

Pork Steak with Black Pepper, vegetable and french fries

Dentro deste público-alvo temos uma infinidade de necessidades diferentes.

Porque existem o vegetariano, o fitness e também o público que não se importam tanto assim com as calorias e valoriza comidas “não tão lights” 🙂

 

Você até pode oferecer TUDO para TODOS. Porém, seu restaurante não terá uma IDENTIDADE.

 

E, porque isso é importante?

 

Porque quando você não é único, facilmente é substituído pela concorrência.

VOCÊ tem que se DIFERENCIAR, mesmo que não seja somente pela comida:

  • trabalhe o ambiente: decoração , música…

  • reveja seu atendimento

  • faça ações diferenciadas e sazonais

IMPORTANTE: é preciso se adaptar à algumas necessidades de mercado sem perder o posicionamento do seu restaurante.

Por exemplo, você pode ter uma churrascaria e oferecer 1 ou 2 itens mais leves, como salada, como uma opção para quem não come carne.

O objetivo neste caso é oferecer alternativas para o acompanhante de amante de carnes.

Isso não te faz um restaurante vegetariano.

Entende a diferença?

 

É fundamental também observar que:

os aspectos emocionais, gerados, por exemplo, pelo atendimento ou ambiente, fazem com que os clientes reajam a estes estímulos positiva ou negativamente. 

Assim, os estímulos positivos reforçam a ligação entre o cliente e o restaurante.

Já os estímulos negativos, afetam a experiência de consumo!

Fazem com que o cliente não retorne ao restaurante e, numa situação pior, ainda fale mal para outras pessoas.

 

Inclusive, já vimos clientes reclamando restaurante

(e até deixando de frequentá-lo)

porque o mesmo não oferecia banheiro masculino e feminino.

Por isso, entender o seu cliente, o que ele deseja e como ele se sente no seu restaurante é fundamental para o seu resultado.

Com o nosso curso on line de Marketing para Restaurante você conhecerá técnicas para entender seu cliente de forma profunda.

 

Criará ações para surpreender, inovar, atrair mais clientes e muito mais.

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Se você deseja saber mais sobre o assunto, deixe sua opinião aqui nos comentários, pois é de extrema importância para nós.

abraços, Fábio e Marina Nascimento

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