Início do ano é comum falarmos, de forma mais intensa, sobre planejamento.

 

Afinal, queremos ter uma atuação cada vez mais planejada e estratégica para conseguirmos melhores resultados.

 

Dentro deste cenário de planejamento, sempre incluimos o estudo da concorrência.

 

Pois, você sabe que para definirmos uma atuação no mercado é fundamental conhecer a concorrência preparando a sua empresa para tornar-se cada vez mais competitiva.

 

Assim, queremos te apresentar uma ferramenta poderosa, criada nos Estados Unidos, na Universidade de Stanford, chamade de Análise SWOT. Também conhecida no Brasil como “Análise FOFA”, significa: Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

 

A análise SWOT ou FOFA é uma técnica que estuda o mercado no qual o seu negócio está inserido.

 

Dividindo o mercado em “cenário externo” , caracterizado pelas oportunidades e ameaças do mercado e “cenário interno” que são os pontos fortes e fracos da sua empresa, do seu restaurante no caso.

 

 

Agora, vamos fazer pra você um resumo do que significa cada quadrante da figura:

 

OPORTUNIDADES

Oportunidades são os fatores que podem gerar crescimento para o seu empreendimento, podem ser tendências, demanda reprimida ou inovações.

 

Assim, liste todas as oportunidades de mercado que vier à sua mente.

 

Ao pesquisar as oportunidades existentes, volte seu olhar para ações que agreguem valor ao seu restaurante em conformidade com o seu posicionamento, ok?

 

AMEAÇAS

 

Ameaças são fatores presentes no mercado que prejudicam (ou podem prejudicar) seus resultados, como por exemplo: leis, regulamentos, impostos, concorrentes, dificuldade em selecionar pessoas e até mesmo tendências, as tendências (e outros fatores) podem ser vista tanto como oportunidade como ameaça dependendo do seu olhar sobre o mesmo fato.

 

A importância de mapear estas ameaças é preparar sua empresa questionando-se:

“Como EU POSSO neutralizar ou minimizar o impacto DAS AMEAÇAS” levando em conta meu posicionamento e público.

 

Fraquezas

As Fraquezas, ou pontos fracos, são características que precisam ser identificadas, seja para melhorar ou mesmo para criar as compensações necessárias.

 

Um grande aliado neste reconhecimento é analisar as sugestões e críticas dos clientes e até mesmo de funcionários.

 

Perguntas do tipo:

– Porque o cliente escolhe a concorrência?

– Onde possuo menos recursos que meus concorrentes?

– Quais são as falhas do meu restaurante pontuadas pelos clientes?

Te ajudam a mapear suas fraquezas.

 

Pontos fortes

 

As fortalezas ou pontos fortes são as melhores características do seu negócio, o que te destaca diante da concorrência, do mercado. Às vezes o ponto forte é tão diferenciado que ofusca as fraquezas. E é desta forma que você tem que identificá-los e ressaltar a seu favor.

 

E aqui vai outra super dica:

Um bom exercício de reconhecimento dos pontos fortes é refletir sobre quais são os elogios que o seu restaurante recebe? O que torna seu RESTAURANTE ÚNICO? O que meus concorrentes tentam imitar ou se incomodam?

 

Fazer uma análise SWOT precisa é o primeiro passo para ter um planejamento eficiente no seu restaurante.

 

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Muito sucesso e até a próxima!

abraços, Fábio e Marina Nascimento

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